Jogo de Damas
Published on agosto 26th, 2014 | by pinzon17
Se os afetos movem um coreógrafo, perpassam as suas obras. A conhecida alegria da coreógrafa e pesquisadora Esther Weitzman faz da estreia de Jogo de Damas, um motivo de comemoração da dança carioca. Às vésperas de completar 14 anos de existência e de trabalho continuado na ciddae do Rio de Janeiro, a Esther Weitzman Companhia de Dança chancela a criação desta nova obra, seguindo o investimento de ladear os seus integrantes com intérpretes especialmente convidados. Cada nome, uma singularidade entendida como princípio e fim do dançar – compromisso ético aprendido de sua mestra Angel Vianna, cuja herança a coreógrafa exerce diariamente nos seus 25 anos de atividade como educadora do movimento.
Em Jogo de Damas, esse aspecto torna-se especialmente significativo na medida do interesse de Weitzman em investir na experiência dançante como elenco constitutivo da fatura coreográfica. Experiência, no caso, diz do presente e do passado das bailarinas que compõem o elenco. intérpretes, todas mulheres, dentre elas Camila Fersi, Giselda Fernandes, Gisele Alvim, Manuela Weitzman, Monnica Emilio, Patricia Riess, Renata Maciel e Roberta Repetto, perfazem entre si o duplo sentido que nome ao espetáculo.
A escolha pela convivência no palco de várias faixas etárias é a chave do sentido da dança da obra. A coreografia é uma cena porque a dança tornou-se jogo, a ponto de extrair expressividade da vivência do movimento. Este traço marca a poética de Weitzman pautada por consistente e longeva pesquisa desenvolvida no diálogo entre a dança e o silêncio, responsável pela criação de intensas paisagens físicas em seus trabalhos.
Jogo de Damas promete o Lúdico e o poético ao público iniciado e não iniciado no s jogos da dança contemporânea, investindo no quanto as variadas intensidades afetivas geradas na atualidade do jogo atuam na corporeidade dançante a ponto de transformá-la continuamente no atrito da experiência. Possibilidade de atar o laço entre palco e plateia que, uma vez dentro da casa teatral, são também tornados participantes entre si de um ato de jogar
Thereza Rocha
Ficha Técnica
Concepção/coreografia/direção Esther Weitzman
Bailarinas/Criadoras Camila Fersi /Giselda Fernandes/ Gisele Alvim /Manuela Weitzman/ Mônnica Emilio/ Patricia Riess / Renata Maciel /Roberta Repetto
Bailarinas participantes da criação Claudia Horta/ Mariana Souza/ Thamiris Carvalho
Bailarinas estagiárias Emeline Abib e Maria Noujaim
Ensaiadora Miriam Weitzman
Desenho de luz José Geraldo Furtado
Projeto Gráfico Flavio Pereira
Figurino Gerah Diaz e André Camacho
Fotos Renato Mangolin
Assessoria de imprensa Claudia Oliveira
Professores da Companhia Esther Weitzman (Dança Contemporânea), Alexandre Bhering (Mat Pilates), Miriam Weitzman (Técnica Alexander)
Professores das Oficinas Carolina Pedalino , Denise Stutz
Professores convidados Toni Rodrigues , Paulo Marques e Guto Macedo
Redação de textos Thereza Rocha
Tradução André Bern
Operação de luz Raphael Cassou
Vídeo maker Gustavo Gelmini
Direção de produção Sabrine Muller
Produção Abraço Produções
Realização Esther Weitzman Companhia de Dança